" " NOVA CASTÁLIA: O FILÓSOFO E O SÁBIO EREMITA

Curta a Página do Autor

sábado, 11 de abril de 2015

O FILÓSOFO E O SÁBIO EREMITA



Houve uma ocasião em que o célebre filósofo da cidade foi ao encontro do sábio eremita. Subiu alguns quilômetros na encosta íngreme das montanhas onde habitava o ermitão, e tendo enfim chegado ao topo, admirou-se da bela paisagem. Logo que lhe aconteceu a oportunidade de confabular com o eremita, o filósofo disse:

– Mestre, louvo sobremaneira o modo de existência que escolheu. Observo desta altura a cadeia de montanhas, a vegetação de variadas tonalidades, as cachoeiras que descem dos cumes e formam um rio belíssimo abaixo – de onde consigo escutar, deslumbrado, o cântico rumoroso das águas. Sei agora, testemunhando esse ambiente, que desistir da convivência humana e buscar o contato próximo com a natureza é realmente a melhor escolha. Tudo aquilo que contemplo é bom, e percebo assim como os homens da cidade são maus e egoístas, como estão constantemente inclinados a destruir e a corromper a si mesmos e aos outros em busca de dinheiro e poder.

– Os homens são maus diversas vezes. Contudo, a maldade dos seres humanos ainda não é um motivo suficiente para alguém decidir viver como eremita.

– Qual seria esse motivo, mestre?

– Deus. Se busco a vida isolada nas montanhas e o contato com a natureza é porque desejo ardentemente encontrá-lo em mim e absolutamente em tudo.

– Permita-me dizer, mestre, que na minha visão a natureza é divina, e contemplá-la é a única religião que conheço. Os pássaros, as árvores, aquele rio correndo no sopé das montanhas, nisso tudo deposito tranquilamente a minha fé. Porque sei que tudo isso existe e tudo me contenta.

– Diga-me, caro filósofo, o senhor se considera um deus?

– Claro que não!

– Caso os pássaros, as árvores e aquele rio tivessem a capacidade de refletir, e vendo o filósofo, chegassem à conclusão de que ele é um ser divino, neste caso, os pássaros, as árvores e o rio estariam muito equivocados. Porque o senhor mesmo admite que a si mesmo não se considera um deus. Estou correto?

– Penso que sim.

– Somos todos integrantes da mesma natureza. Seres diferentes, mas oriundos de uma idêntica fonte de realidade. Portanto, se a nossa existência natural não deve ser confundida com a própria divindade, isso também é válido para o restante.

O eremita ainda acrescentou:

– Deus está além e está presente. Ele nos alimenta e nos conforta. Conserva todas as coisas em movimento, do nascer do sol até o seu ocaso. Porém, Ele subsiste independentemente da aparência de todas as coisas.

O homem que se retira para a vida reclusa e não compreende essa verdade fundamental, provavelmente está perdendo seu tempo, disse, encerrando o colóquio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário