" " NOVA CASTÁLIA: A MÍSTICA DOS NÚMEROS

Curta a Página do Autor

terça-feira, 25 de julho de 2017

A MÍSTICA DOS NÚMEROS



Da literatura à filosofia, da filosofia à teologia, da teologia ao esoterismo, do esoterismo ao estudo simbólico dos números. E você que não se dava bem com a matemática durante o colegial, de repente se percebe envolvido com essa contabilidade mística. Do Um é dito que representa a unidade divina, o Deus soberano e Criador. Do Sete afirma-se o trabalho de estabelecer os fundamentos do mundo em sete dias. Do Oito uma alusão ao infinito. O Dez pitagórico é chamado número perfeito. A soma de 1 2 3 4 (o Tetragrammaton) nos conduz exatamente ao 10. Logo, a teleologia grega começa a fazer sentido, ou seja, tudo tem uma lógica e encontra-se conectado.

Lê-se na Bíblia que Deus criou todas as coisas com número, peso e medida!

Mas se você tomasse inicialmente o caminho científico talvez não compreendesse essa relação entre o cosmos físico e a transcendência. O caminho exige um questionamento que não exclui o sobrenatural, a busca por um significado místico, inclusive, para a realidade material.

Os números caracterizam o mundo físico. Porém, estão igualmente vinculados ao princípio espiritual. Decifrar seu segredo é chave necessária para obter a pedra filosofal do conhecimento. 

Gabriel Santamaria é autor de O Evangelho dos Loucos (romance), No Tempo dos Segredos (romance), Assim Morre a Inocência (contos), Destino Navegante (Poemas), Para Ler no Caminho (Mensagens e Crônicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário