" " NOVA CASTÁLIA: ROMANCE À LA CARTE

Curta a Página do Autor

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ROMANCE À LA CARTE



Sempre mais e mais estamos transformando a nossa sociedade em um ambiente de solteiros. O número de pessoas que moram sozinhas aumenta, reforçando essa tese. Mesmo sozinhas, essas pessoas continuam, de alguma forma, à procura de um romance. Nos apps de encontros como Tinder, milhares de solteiros e solteiras tentam se conhecer e engatar um relacionamento. 

Mas a tarefa nem sempre é tão simples, e conversando com alguns usuários percebo, muito frequentemente, certa decepção com os encontros fortuitos ali conseguidos. Além de se depararem, certas vezes, com pessoas comprometidas em busca de aventuras, os usuários reclamam da fragilidade do contato. Pouco conteúdo nas conversas, demasiadas banalidades, interesse exclusivo por sexo, etc. Pelo visto, nem sempre a grande quantidade de opções é capaz de satisfazer as expectativas.

Serviços como o Tinder oferecem milhares de perfis, e com isso naturalmente induzem a uma espécie de seleção. Você cria seus próprios critérios, mas sendo também parte do sistema, acaba caindo na malha finíssima dos critérios alheios. Como um restaurante sui generis de encontros, o aplicativo apresenta gente das mais variadas personalidade, constituindo talvez a ilusão de que, tendo uma ampla possibilidade de escolha, encontrará com mais facilidade o seu par perfeito. 

Mas daí você se dá conta de que, afinal, o seu perfil é um entre esses milhares, e seus defeitos – mesmo quando camuflados – podem induzir o seu pretendendo a passar rumo ao perfil seguinte, deixando você comendo poeira. 

Parece mesmo o mais cruel dos mundos! 

Gabriel Santamaria é autor de O Evangelho dos Loucos (romance), No Tempo dos Segredos (romance), Assim Morre a Inocência (contos), Destino Navegante (Poemas), Para Ler no Caminho (Mensagens e Crônicas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário